LEVEZA SESI CCYA

Uma proposta de Leveza

Em seu livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, o aclamado escritor italiano Ítalo Calvino coloca em primeiro lugar a Leveza. Embora se refira especificamente à literatura, os valores de Calvino são apropriados a todas as formas de arte e ao próprio processo de viver. O escritor contrapõe sua primeira proposta ao peso e afirma: “a leveza também está associada à precisão, à exatidão, nunca ao que é vago e aleatório”. Uma linguagem onde os significados se transformam em elementos sutis e imperceptíveis: a visão e o sentido.

O autor diz que, para combater o excesso, é preciso narrar o mínimo, o exato, com imagens nítidas e incisivas. Para buscar o vago, a abstração e o leve, Calvino diz que é necessária a ideia de medida, de limite, de eliminação dos excessos. Em outras palavras, o leve só pode ser preciso. Isto posto, a expectativa para o novo milênio é encontrar somente aquilo que seremos capazes de levar, cultivando a virtude da leveza.

É exatamente este o sentido da exposição Leveza, que une os objetos de porcelana de Nicia Braga. Partindo de materiais duros e pesados, como a argila e o metal, ela os transforma em peças leves, mas resistentes ao tempo e aos impactos.

As peças se distinguem não só pelos materiais e suas propostas de uso, mas, unidas pela busca incessante da leveza no processo criativo, trazem as marcas da visão de mundo da artista. Morando em Tiradentes (MG), as curvas das montanhas continuam presentes em praticamente todos os objetos, mas carregam as experiências e visões das diferentes trajetórias percorridas na vida. Maria Cristina Vidigal

Nicia Braga Cerâmica -  Rua José Batista de Carvalho, 43

Parque das Abelhas - Tiradentes, MG, 36325-000, Brasil

niciabraga@gmail.com - Telefone: +55 (32) 3355-1613  

  • Facebook Black Round
  • Instagram - Black Circle