top of page

DESIGN

Linha Horizonte – Utilitários para Mesa

Foi  assim que tudo começou. Primeiro uma ideia, depois a escolha do material,  a forma, a função, o uso, a cor. Os utilitários de mesa começavam a ganhar forma.  Primeiro algumas peças, mas depois, foram aparecendo outras e outras e outras...A gastronomia foi trazendo novas propostas. Foram em princípio comercializadas pela Galeria Kolams, hoje Lemos de Sá e pela Galeria Celma Albuquerque. Hoje ganharam o mundo. Não tenho a menor ideia de quantos pratos, pratinhos, bowls e travessas foram modelados, pintados e queimados. Só sei que me deu muito prazer fazer tudo isso e levar um pouco do meu trabalho a tantas pessoas. Vida longa à Linha Horizonte.  

Nicia Braga ,Tiradentes/MG, 2018

XII Edição Museu da Casa Brasileira,1998

As montanhas se tornaram o horizonte limite do meu olhar durante muitos anos. No princípio sinuosas ainda originais e intactas, depois rasgadas, modificadas pela mão do homem com a extração do minério de ferro e pela construção acelerada subindo a serra. Suas curvas ficaram muito fortes na minha lembrança e agora, ao definir a minha linha de pratos, travessas e tigelas, trouxe, através das bordas rasgadas, esse horizonte irregular outrora mágico.

A massa escolhida é a argila branca e o vidrado claro de cinza de madeira faz com que as peças, ao mesmo tempo rústicas no detalhe, sejam extremamente requintadas no acabamento. A cor escolhida dá destaque aos alimentos e torna o comer um prazer num dia-a-dia tão desgastante,

Prato de jantar: leque c/aba, redondo; prato de sopa; prato multiuso (entrada ou petisco); sopeirinha; travessa: oval, rasa e redonda (3 tamanhos) compõem a linha. O meu horizonte perpetuado através do barro…

MuseuCAsaBrasileira.jpeg

Fotos: Alberto Lopes e Maurício Seidl

bottom of page